segunda-feira, 14 de maio de 2012

CORAÇÃO A GARGALHAR

A propósito ...
Em 1969, Telê Santana estreava como técnico profissional no Fluminense. Para o Campeonato Carioca, escalou Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denílson e Lulinha; Wilton, Flávio, Samarone e Lula.
Disputa complicada. O Botafogo tinha um timaço (com Gérson, Jairzinho, Paulo César ...), que vinha de um bicampeonato estadual (67/68), e o Flamengo ... bem, o Flamengo é sempre o Flamengo, carne de pescoço.
Mas, conta a história, o Flu calçou as "sandálias da humildade", como recomendava Nelson Rodrigues, e, assim conquistou o título histórico.
Em comemoração, Mário Lago fez uma paródia para a música Se você pensa (Tudo vai ser diferente), de Roberto e Erasmo Carlos, que apresentou (em trajes de gala, como na foto) no memorável programa Grande Resenha Facit, mesa redonda esportiva criada e apresentada por Luiz Mendes e que reunia uma seleção de craques: o tricolor Nelson Rodrigues, os botafoguenses João Saldanha e Armando Nogueira (além de Mendes), o flamenguista José Maria Scassa, além de Hans Henningsen (o “Marinheiro Sueco”), Vitorino Vieira e o ex-artilheiro Ademir, cujos times do coração não consegui descobrir. Mário foi o convidado da noite e abriu os pulmões com alegria:

BOTAFOGO NO PRINCÍPIO ERA UM PERIGO
JÁ FALAVA ATÉ NO TETRACAMPEONATO
MAS SURGIU O TRICOLOR COMO UMA PEDRA
NO SEU SAPATO

DAQUI PRA FRENTE
VAMOS MOSTRAR A ESSA GENTE
QUE A PONTA É GANHA HUMILDEMENTE
E TER ORGULHO NÃO VALE NADA

DEPOIS VEIO O RUBRO NEGRO DE BANQUEIRO
NUNCA VI ASSANHAMENTO TANTO ASSIM
SÓ SE OUVIA "MENGO, TU ÉS O PRIMEIRO"
ANTES DO FIM

O FLA NÃO SABE
NEM NUNCA PROCUROU SABER
QUE QUANDO HÁ O FLUMINENSE PRA VENCER
BANDEIRA E FOGOS NÃO VALEM NADA

DAQUI PRA FRENTE
VAMOS MOSTRAR A ESSA GENTE
QUE A PONTA É GANHA HUMILDEMENTE
E TER ORGULHO NÃO VALE NADA
Ao fundo da foto, a montagem mostra os tricolores da casa, lá pelos idos de 1958 - papai, Laguinho, eu e Mariozinho (que faltava na montagem original e incluí em destaque, do tamanhinho que era na época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!