Vamos esquentar os tamborins! Na próxima semana, várias homenagens e festas celebrarão os 100 anos de Mário Lago, um artista de muitas artes e um brasileiro da melhor estirpe.
Olha só que programação!
Na quarta-feira, dia 23 de novembro, o Museu da Imagem e do Som e a Casa de Rui Barbosa dedicam o dia a Mário Lago. Haverá debates abertos ao público, relançamento do livro Mário Lago, boemia e política, de Monica Velloso, e, no encerramento, o show Causos e canções de Mário Lago, com Chamon, Ignez Perdigão, Paulão Sete Cordas, Paulino Dias, Trambique e Mário Lago Filho. Será na Casa de Rui Barbosa, em Botafogo.
Já nos dias 25 de 26, sexta e sábado, acontecem os festejos promovidos pelo projeto Mário Lago, Homem do Século XX.
Na sexta, a partir das 16 horas, haverá a cerimônia oficial de abertura do centenário. O FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE, clube de coração do artista, abre os salões para um evento que mesclará atos solenes e arte. Na agenda:
> Apresentações artísticas:
Pedro Bial
Coreografia do grupo Dançando pra não dançar
Rodas de samba do Rio de Janeiro
> Lançamentos:
Exposição virtual do Arquivo Nacional
Selo comemorativo, dos Correios
Medalha comemorativa, da Casa da Moeda
> Relançamento:
Livro autobiográfico Na rolança do tempo, escrito por Mário Lago.
No mesmo dia 25, no mesmo FLUMINENSE, a partir de 21h00, artistas tricolores homenageiam o tricolor Mário Lago, no show 100% TRICOLOR.
Presenças já confirmadas de João Roberto Kelly, Cristina Buarque, Noca da Portela, Eduardo Galloti, Délcio Carvalho, Agenor de Oliveira, Didu Nogueira, Wilson Moreira, Marquinhos de Oswaldo Cruz, César Costa Filho, Ernesto Pires e Lúcio Sanfilippo. É espetáculo para nenhum tricolor perder ... e nem vascaínos, flamenguistas, botafoguenses, sãopaulinos, americanos, santistas, gremistas, corintianos ... que, afinal, Mário era, acima de tudo, um sujeito que defendia o direito à opinião!
E, no sábado, dia 26, data do nascimento do artista, dois dos principais blocos de carnaval do Rio juntam forças na homenagem a Mário Lago. O CORDÃO DA BOLA PRETA recebe em sua sede o CORDÃO DO BOITATÁ para um super pré-carnavalesco, com muito samba, marchinha e folia. No repertório, duas marchinhas inéditas de Mário Lago: Meu Rio, meu vício, uma parceria com Braguinha, e Braço é braço, primeiro hino da Bola Preta, que Mário fez em parceria com Nelson Barbosa, mas cuja melodia o tempo levou. Para recuperar esta pérola, um outro campeão de carnaval entrou em campo: João Roberto Kelly.
Aqui, no blog, vamos detalhar cada um desses eventos. Fique atento, marque na agenda e compareça!
HOMENAGEM A MARIO LAGO
ResponderExcluirNavios a postos,
Saudades ao mar
Que o poeta
Quer navegar!...
Ele é capitão,
É tripulante
De um olhar sereno
E de outro infante.
E navega apenas
Aonde há mar?
Navega também
Aonde há lago...
Lago, lago, lago...
Como é bom navegar;
Mas também navega
Na fúria do mar.
Mar sempre mar?
Lago sempre lago?
Que importa se serás
Sempre Mário Lago?
Mário, Mário, Mário;
Lago, lago, lago!
Sangue nas veias,
Lágrimas no olhar...
Mário que é Lago,
Lago que é mar;
Cheio de palavras
E do verbo amar.
Mário de mar,
de grande emoção;
Lago de rimas
De pura canção!
Mas como é bom
A gente lembrar
Desse lago-mar,
Desse Mário Lago!
ANTONIO COSTTA