sábado, 29 de setembro de 2012

ANTIGOS CARNAVAIS E COMÍCIOS




Desculpem o longo silêncio; tive problemas. Mas vamos logo ao sexto capítulo do videodepoimento Eu, Lago sou, lembrando um pouco os antigos carnavais.



Para esta semana de fim de propaganda eleitoral, conheça também um episódio de campanha que Mário Lago registrou no livro Meia porção de sarapatel.

O grande comício
Em 1947, o Jararaca*, aquele que fazia dupla com o Ratinho e era um dos autores da marchinha Mamãe, eu quero, foi candidato a vereador do então Distrito Federal (N.E: Rio de Janeiro), pelo Partido Comunista Brasileiro, à época chamado de Partido Comunista do Brasil. Não se elegeu. Nem mesmo chegou perto de qualquer número que pudesse autorizar esperança de vir a ser aproveitado como suplente. Mas fez uma piada genial.
Um dia, saiu em propaganda com Arcelina Mochel, também candidata a vereadora pela mesma legenda. As finanças não permitiam o luxo de caminhonetes, aparelhagem de som mais sofisticada. O negócio era mesmo fazer mil e um equilíbrios em cima de um caminhão, usando megafone para fazer a voz chegar um pouco mais longe.
O caminhão levou horas rodando pela cidade, varou os subúrbios, parando em feiras e praças onde houvesse aglomeração de gente. E a Arcelina Mochel mandando o verbo, que o tinha fácil. Pacientemente, o Jararaca se mantinha ao seu lado, de vez em quando sorrindo para os que o reconheciam, sempre respondendo como era seu costume, se lhe perguntavam pelo Ratinho: “o gato comeu”.
Já começando a ficar escuro, o caminhão enveredou por uma estrada e a Arcelina entregou o megafone ao Jara.
– A massa precisa saber que você é candidato, Jararaca. Diga alguma coisa, aproveite a popularidade que você tem.
O Jararaca olhou para um lado, para o outro... nem casas nem gente. Mas não perdeu a esportiva e falou como se estivesse numa praça superlotada:
– Alô, capim!
 

* A dupla Jararaca e Ratinho era formada por José Luis Rodrigues Calazans, o Jararaca, e Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho, cantores, compositores e humoristas, que vocês podem curtir no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Fs_OQiYbGVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!