sexta-feira, 20 de abril de 2012

EXTRA! EXTRA! DORI CAYMMI FECHA PARCERIA COM MÁRIO LAGO!

O instrumentista, compositor, arranjador e cantor Dori Caymmi já entregou aos filhos de Mário Lago (nós) as partituras e um CD com as melodias (belíssimas!) que criou para a peça histórico-musical Foru quatru Tiradente na conjuração baiana, escrita por papai nos anos de 1970. Foi o último texto dele para teatro, imediatamente proibido pela censura.

Foru quatro ... aborda a Revolta dos Alfaiates (ou Revolta dos Búzios), de 1798, um dos episódios mais marcantes da história do Brasil e considerado a semente do movimento que resultou na independência da Bahia. Pela primeira vez, a luta contra a Coroa mobilizou as camadas populares, falou-se em direito dos negros.

A peça teve uma única leitura pública, com participação do próprio Mário, ao lado dos atores Oswaldo Loureiro, Wanda Lacerda, Francisco Milani e Milton Gonçalves, entre outros. Foi proibida, permanecendo inédita.

Mário escreveu letras e músicas das mais de dez canções da peça, mas as melodias se perderam no tempo. Daí, para estar nas comemorações do Velho, faltava a melodia. Pensamos no Dori, baiano da melhor estirpe, que saberia temperar como ninguém as letras de papai ... mas será que ele aceitaria?

Aceitou de bom grado, recebendo o convite na maior alegria (logo, lembrou da primeira vez que trabalhou com papai, em 1960, adolescente de 17 anos, quando fez as primeiras trilhas de teleteatro, para o Grupo dos Sete - criado por Fernanda Montenegro, Sergio Britto, Ítalo Rossi, Gianni Ratto, Fernando Torres, Luciana Petruccelli e Alfredo Souto de Almeida).  


Falamos com Dori pouco antes do Carnaval, em uma de suas passagens pelo Brasil (ele e Helena moram em Los Angeles/ EUA desde 1980). Ele saboreava a conquista do prêmio de Melhor Disco de 2011, que recebeu da Associação Brasileira de Críticos de Arte, por Poesia musicada, mais um trabalho seu em parceria com Paulo César Pinheiro. E quem disse que baiano é preguiçoso? Já na última semana, comemoramos o resultado, com a pequena audição que Dori preparou.

A trilha e (quase certamente, se ele puder) a direção musical de Foru quatro ... engrossam o já vasto currículo de Dori no teatro, que estreou em 1964, na direção musical do célebre espetáculo Opinião, de Oduvaldo Vianna Filho, dirigido por Augusto Boal e com participação de Nara Leão, Zé Ketti e João do Valle. 

Agora, arregaçamos as mangas para garantir a estreia da peça em Salvador, em novembro, encerrando o centenário de Mário Lago. Equanto isso, Dori inicia outra missão pra lá de importante: os preparativos do centenário do velho Dorival. A data será em 2014, mas, como é ano de Copa, o lançamento está marcado para 2013. 

VIVA MÁRIO LAGO!

VIVA DORIVAL CAYMMI!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!