sábado, 12 de novembro de 2011

EVOÉ, GRANDES ARTISTAS!

A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural foi uma grande celebração. Artistas de todas as idades, cores, gêneros, expressões, temáticas, cidade, campo; tudo junto e misturado. Vocês podem conhecer os homenageados no link http://omc.cultura.gov.br/c/agraciados/2011/. Tem uma pequena biografia de cada um.


O Ministério da Cultura promoveu uma bela festa de reconhecimento, conhecimento e confraternização. O Teatro Santa Isabel, de Recife, por si só, é um deslumbre. Pra melhorar, a festa foi toda entremeada por linda e justa homenagem a Pagu, desdobrada em diversas ações (e, de cá, faço uma sugestão: ministra Ana, a exposição e os vídeos sobre Pagu merecem correr o país; é um material riquíssimo, que precisa ser disseminado!).

A nós, herdeiros de artistas agraciados com a comenda, coube abrir a rodada das condecorações, como numa reverência (acho que proposital) à memória cultural do país. Juntos, formamos um grupo coeso no palco para receber as comendas de nossos ascendentes.

A emoção corria solta desde os bastidores, onde fomos nos identificando aos poucos - Quem é o neto do Paulo Gracindo? Quem representa a Lélia Abramo? E o Zé Renato?E o Betinho? E o Paulo Freire? Olha a Janaína Diniz, filha da Leila! A Hilde, filha da Zuzu Angel, eu conheço de longa data! Não faz muito tempo nos encontramos em uma homenagem ao seu irmão, Stuart Angel, companheiro querido. Nicole, sobrinha da Clarice Lispector, conheci no café da manhã, depois de uma noite de insônia, como as de Clarice.

E, assim, fomos nos irmanando para vivenciar o momento (talvez) mais incrível daquele incrível momento, quando a viúva do Capiba foi chamada, e a plateia, em criação espontânea, apenas ao som de palmas, abriu os pulmões nos versos finais de Madeira de lei que cupim não rói:

“E, se aqui estamos, cantando essa canção,
Viemos defender a nossa tradição,
E dizer bem alto que a injustiça dói,
Nós somos madeira de lei que cupim não rói.”
Querem homenagem de maior simbolismo?

E, claro, muito se homenageou os vivos, que continuam fazendo cultura pelo país. Não dá pra citar todos, mas a lista de agraciados honra a cultura brasileira. Fazer parte desse grupo de 51 grandes artistas, representando meu pai, foi um prazer. Obrigada!

PS: na foto, estamos Raul e sua mãe Silvana, sobrinha de Lélia Abramo, Pedro, neto de Paulo Gracindo, eu e Mário, filha e neto de Mário Lago. Herdeiros de três grandes atores e artistas, três amigos, um trio centenário - êta, geração gloriosa essa de 1911!

Graça Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!