terça-feira, 14 de agosto de 2012

DO FUNDO DO BAÚ, E + 1 LEMBRANÇA

Vasculhando o meu precioso baú - que confesso ser de plástico; nada tem de especial, a não ser, é claro, o conteúdo -, encontrei um texto inédito de papai, ainda na fase de revisão, com anotações dele à caneta. Sob o título O Tamanho do Mundo, Mário Lago conta uma história em dois tempos.
Não sei se fazia parte de um projeto de livro ou se era apenas um exercício, que ele tinha o hábito e a disciplina de sentar diariamente frente à máquina de escrever (meninos, eu vi!) para forçar a inspiração, praticar a musculação mental que lhe garantiu lucidez e memória até poucos dias antes de morrer.
A maneira que encontrei de repartir com vocês a descoberta, preservando a sua forma original, foi salvar o texto em arquivo jpg, o que significa que terão que clicar nas imagens para conseguir ler. E tomara que esteja com boa resolução (o que só saberei depois de postar). Aí vai!

ATENÇÃO: descobri que é preciso clicar duas vezes em cada "folha" - o primeiro clic abre a página; o segundo, aproxima. Aí, dá pra ler tranquilamente.

 

 

Outra descoberta é uma foto que mostra, ao fundo, parte do imenso mural de colagens que papai ocupou-se meses ou anos em fazer. Com paciência de Jô, ele ia cortando cartazes, buscando a melhor solução para unir as diferentes partes, estudando as melhores combinações de cores e elementos. E ia colando em uma das paredes da sala do apartamento onde morávamos na Rua Bolívar, em Copacabana. Era um lindo e enorme painel colorido, ousadíssimo para os padrões vigentes de decoração.

Isso foi na década de 60, depois do golpe civil-militar que derrubou o governo de Jango Goulart. Desempregado pela ditadura, papai não conseguia ficar no ócio. O mural ocupou o seu tempo e a sua criatividade e revelou para nós uma inesperada vocação do velho para as artes plásticas. Mas ele parou por ali. A foto de Wilton Montenegro, nosso amigo de infância e vizinho, guardou essa memória. As modelos somos eu (a segunda, de frente para trás) e Vanda (a última da fila, de preto). Entre nós, duas amigas de cujos nomes não consigo lembrar (perdoem, é o tempo).

E, fechando o post, a lembrança: na sexta, dia 17, às 20 horas, tem show Nas águas do Lago.

Será no belíssimo Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias (olhem a foto abaixo). Entrada franca. Não vá esquecer! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!