sábado, 16 de junho de 2012

QUE VERSOS POSSO FAZER?


À Comissão da Verdade, em memória dos mortos e desaparecidos da ditadura. 
PS: em memória de Iramaya Benjamin, mãe dos nossos amigos Cid, Léo e Cesar, "mãe" do Manuel (quando ele estava preso, sem visitas, massacrado, Iramaya furou o confinamento apresentando-se como sua mãe, levando solidariedade e conforto ao Manuel) e uma das principais lideranças femininas na luta pela Anistia e contra a ditadura.
 
Mil dos que amei vi tombados
de outros, nem pude saber.”

Mais célebre das fadistas de Portugal, Amália Rodrigues (http://www.portaldofado.net/#/content/view/850/249/) tinha especial ligação com o Brasil, onde conheceu o segundo marido, César Seabra, com quem viveu até a morte dele. Uma da muitas temporadas da cantora em nosso país foi em 1972, para gravar o disco Um Amor de Amália, ao vivo, no Canecão.
No Brasil de então:
> Mário Lago escrevia o livro autobiográfico Na rolança do tempo, um passeio não só por sua vida como pela historia do país na primeira metade do século XX. Finalizava o samba Salve a preguiça, meu pai, lançado no ano seguinte por Beth Carvalho (neste vídeo mais do que caseiro http://www.youtube.com/watch?v=czOdAS7n1g0, é a terceira música do potpourri, na interpretação de Neguinho da Neija-Flor). Na TV, participava dos especiais O matador, de Oduvaldo Viana Filho; O dicionarista, de Marcos Rei, e Dama das camélias, de Gilberto Braga e Oduvaldo Viana Filho. Mas seu maior sucesso do ano seria o personagem Sebastião (foto abaixo), na novela Selva de pedra, da amiga Janete Clair.  
> A pista de Interlagos (SP) entrava para o circuito da Fórmula 1 com uma prova fora do campeonato, vencida pelo piloto argentino Carlos Reutemann. Líder da corrida durante quase todo o percurso, o brasileiro Emerson Fittipaldi rodou e parou pouco antes do final. A compensação veio em 10 de setembro, quando Emerson conquistou o primeiro título mundial de Fórmula 1 do Brasil.
> Começava a era das cores na televisão brasileira. A primeira grande transmissão foi a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul.
> O crescimento econômico beneficiava poucos. Vigorava a tese de que era preciso “fazer o bolo crescer para, depois, repartir”. Aumentava a desigualdade social e a dívida externa. 
> De desastre aéreo, morria a atriz, vedete e libertária Leila Diniz.
> Caetano Veloso voltava do exílio, lotando shows no Rio, São Paulo, Recife e Salvador.
> O Exército iniciava as operações contra a guerrilha do Araguaia (http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/multimidia/araguaia/mapa_01.swf), movimento organizado pelo PCdoB e que, no auge, aglutinou cerca de 100 guerrilheiros e simpatizantes (moradores da região). Levou dois anos até ser massacrado por um exército de 10 mil soldados, com a ordem de matar, mesmo os presos. Até hoje, estima-se que 60 corpos de guerrilheiros continuam desaparecidos. Apenas dois - Maria Lúcia Petit e Bergson Gurjão Farias - tiveram seus restos mortais encontrados, identificados e sepultados
> Engordava a lista de mortos e desaparecidos pela repressão política, passando a incluir mais 56 militantes políticos de oposição à ditadura. A maioria tinha entre 20 e 35 anos. Entre eles, coisa que a gente só saberia tempos depois, figurava um amigo de infância dos filhos de Mário Lago - Paulo César Botelho Massa, dono de lindos olhos azuis, namorado da Ciça e amigo do Mauro (Ciça e Mauro, junto com a Tai, formavam o trio de meus melhores amigos, filhos do casal Naldir e Zilma Laranjeira Lima Baptista, que me aturaram todos os dias de muitos anos da infância e adolescência e ajudaram a tornar menos duros os anos de chumbo).
Fontes:http://www.torturanuncamais-rj.org.br/ e http://www.documentosrevelados.com.br/
 ***********
Uma noite, após o espetáculo, Amália Rodrigues foi com a trupe ao restaurante Fiorentina, no Leme, parada obrigatória de todos os artistas locais ou em visita ao Rio. Mário Lago tinha mesa cativa por lá. O encontro dos dois foi marcado pela pergunta da cantora: “ó, Mário, tem feito versos?”.
Na noite seguinte, Mário convidou o xará e caçula Mariozinho para uma caminhada pela praia que os levou ao hotel Copacabana Palace, onde Amália estava hospedada. Na recepção, deixou um bilhete manuscrito e rimado para a fadista:
À cantora Amália Rodrigues, que me perguntou se tenho feito versos:
"Dos meus salvados do incêndio,
um grande abraço escolhi.
se alguém o descobre, prende-o...
Amália, leva-o pra ti!"

Junto com o bilhete, ia uma braçada de rosas e o poema

QUE VERSOS POSSO FAZER?

Poesia é instante de lua
ardência de amanhecer.
a morte saiu à rua ...
Que versos posso fazer?

Mil dos que amei vi tombados
de outros, nem pude saber.
Lares em pranto, fechados ...
Que versos posso fazer?

Janela aberta é suspeita,
pois pode o vento trazer
a voz de quem nos aceita ...
Que versos posso fazer?

Ao mar puseram mordaça
pra que não tenha a dizer
o quanto já viu de desgraça ...
Que versos posso fazer?

O sol foi posto entre grades
e o ar já querem prender;
perigo tais liberdades ...
Que versos posso fazer?

O eco do grito demora
com medo de responder.
É século de hora em hora ...
Que versos posso fazer?

Robôs em susto, de joelhos,
proibidos de estar ou de ser.
Barreiras, sinais vermelhos ...
Que versos posso fazer?

A vida é vida levada,
mataram o sal do viver,
aalma é terra arrasada ...
Que versos posso fazer?

Andamos estrada escura,
gado pra além se abater,
cabeça baixa é a postura ...
Que versos posso fazer?

O gesto é o jeito do açoite,
a voz é a vez de morrer,
de tudo fizeram noite ...
Que versos posso fazer?

Mas, apesar dos pesares,
um novo dia vai nascer.
Então direi, se indagares,
Que versos posso fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comentários obscenos, ilegais, ofensivos, anônimos ou de caráter publicitários não serão admitidos
- Não aceitamos spam
- Seu comentário está sujeito à aprovação prévia do moderador
- Obrigado pela visita! E volte sempre!